Entenda como o algoritmo do Instagram pode te ajudar
Neste guia, iremos explorar como funciona o algoritmo do Instagram, os principais tipos de conteúdo e os formatos mais eficazes para usar.
Autor: fernandodefaria.
Data: 22/05/2023
O Instagram se tornou uma das plataformas de mídia social mais populares para empresas e influenciadores, oferecendo uma ampla oportunidade de alcançar e se conectar com o público. No entanto, para obter resultados efetivos, é essencial entender como funciona o algoritmo e o que levar em consideração antes de postar.
É importante destacar que o algoritmo do Instagram tem um objetivo claro: que o usuário encontre o que ele mais deseja em primeiro lugar.
Critérios de seleção para que o algoritmo do Instagram mostre um post para mais pessoas:
Cliques – Quanto mais cliques uma publicação receber, para mais pessoas ela será exibida.
CLIQUES = CURTIDAS/SALVAMENTOS
– Ensine algo que estimule as pessoas a salvar a publicação para olhar depois.
– Publique frases que gerem comoção e muitas curtidas.
Respostas – Quanto mais comentários tem uma publicação ou quanto mais pessoas respondem seu direct (vindos de um post), mais chances ele tem de ser mostrado para mais pessoas.
– Responda dúvidas, crie jogos, estimule comentários com perguntas abertas.
– Mantenha a comunicação aberta com respostas e reações.
Tipos de conteúdo para melhorar o engajamento:
Conteúdo Focado: Conteúdo de consumo mais rápido e informal. Em geral são desdobramentos dos conteúdos centrais explorando os temas de forma mais divertida e descontraída. Cenas de melhores momentos de vídeos e podcasts, destaques, mesmes e resumos. O foco é pulverizar o conteúdo central.
É importante ressaltar que a ordenação apresentada faz parte de um método para otimizar a produção de conteúdo e aproveitar ao máximo a mensagem de um conteúdo central. Deve ser realizado constantemente levando em consideração a análise de resultados dos conteúdos.
Conclusão.
Essas são apenas algumas dicas baseadas no funcionamento do algoritmo do Instagram e como ele pode te ajudar a levar seu conteúdo para mais pessoas de forma orgânica.
Se quiser saber mais é só entrar em contato!