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Entenda como o algoritmo do Instagram pode te ajudar

Neste guia, iremos explorar como funciona o algoritmo do Instagram, os principais tipos de conteúdo e os formatos mais eficazes para usar.

Autor: fernandodefaria.

Data: 22/05/2023

O Instagram se tornou uma das plataformas de mídia social mais populares para empresas e influenciadores, oferecendo uma ampla oportunidade de alcançar e se conectar com o público. No entanto, para obter resultados efetivos, é essencial entender como funciona o algoritmo e o que levar em consideração antes de postar.

É importante destacar que o algoritmo do Instagram tem um objetivo claro: que o usuário encontre o que ele mais deseja em primeiro lugar.

Critérios de seleção para que o algoritmo do Instagram mostre um post para mais pessoas:

Tempo – Quanto mais tempo as pessoas ficam em um post, mais chances dele ser mostrado para mais pessoas.
 
*Como aumentar o tempo que as pessoas passam em sua publicação:
– Use vídeos de até um minuto. Vídeos muito longos costumam ser destinados a conteúdos mais densos, geralmente seu ranqueamento dentro do Instagram é baixo.
 
– Carrossel de imagens. Carrossel é um meio de prender a atenção, contando histórias, explorando detalhes e aguçando a curiosidade.

Cliques – Quanto mais cliques uma publicação receber, para mais pessoas ela será exibida.

CLIQUES = CURTIDAS/SALVAMENTOS

– Ensine algo que estimule as pessoas a salvar a publicação para olhar depois.

– Publique frases que gerem comoção e muitas curtidas.

Respostas – Quanto mais comentários tem uma publicação ou quanto mais pessoas respondem seu direct (vindos de um post), mais chances ele tem de ser mostrado para mais pessoas.

*Estimule o dialogo com seus seguidores, mantenha sua atenção focada sempre que seu conteúdo passar por ele.

– Responda dúvidas, crie jogos, estimule comentários com perguntas abertas.

– Mantenha a comunicação aberta com respostas e reações.

Tipos de conteúdo para melhorar o engajamento:

Conteúdo central: Conteúdos mais extensos e/ou completos, seu conteúdo técnico. São os conteúdos que vão introduzir a maioria dos temas à audiência e vão iniciar as conversas mais importantes da marca.

Conteúdo Focado: Conteúdo de consumo mais rápido e informal. Em geral são desdobramentos dos conteúdos centrais explorando os temas de forma mais divertida e descontraída. Cenas de melhores momentos de vídeos e podcasts, destaques, mesmes e resumos. O foco é pulverizar o conteúdo central.

Conteúdo Colaborativo:
Representam o retorno da audiência ao conteúdo distribuído. Argumentações, debates, sugestões e questões que a audiência trouxe e que podem gerar novos conteúdos.
– Convidar a audiência a propor novos conteúdos e tirar dúvidas através das plataformas de contato direto como Stories e Direct Messages.
 
– Coletar as perguntas e dúvidas mais interessantes e trazer para um dos conteúdos centrais.

É importante ressaltar que a ordenação apresentada faz parte de um método para otimizar a produção de conteúdo e aproveitar ao máximo a mensagem de um conteúdo central. Deve ser realizado constantemente levando em consideração a análise de resultados dos conteúdos. 

Conclusão.

Essas são apenas algumas dicas baseadas no funcionamento do algoritmo do Instagram e como ele pode te ajudar a levar seu conteúdo para mais pessoas de forma orgânica. 

Se quiser saber mais é só entrar em contato!

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